segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Calendas Gregas


É uma pergunta sincera. Talvez algum jurista me possa responder. Está bem, há um pouco de inquietude da minha parte, e mais um tanto de ironia (ou será incredulidade?). Mas alguém me pode explicar porque razão o julgamento dos atentados de 11 de Março, em Madrid, que tratava da morte de 191 pessoas, de uma rede de terroristas islâmicos com contactos globais, e que teve de esclarecer várias teorias da conspiração lançadas para confundir a opinião pública e os juizes, demorou apenas quatro meses e meio (depois mais três meses para a leitura da sentença), sendo que o julgamento do processo Casa Pia já leva quatro anos em cima e só hoje se irão fazer as alegações finais?

Gostava mesmo de saber. Quem me puder esclarecer, por favor, não faça cerimónias e explique-me tudo isto como se eu fosse uma criança de cinco anos.

Obrigado

3 comentários:

Bela Sonhadora disse...

talvez porque o primeiro foi de uma dimensão mundial e o outro apenas atingiu a pequenez (e infelizmente em vário sentidos) do nosso país ... quizás, quizás, quizás...

Babe disse...

Sete, porque não estive pra mais...

1) Porque as vítimas, que estavam mortas ou física e/ou emocionalmente estropiadas, não tiveram de ser contra-interrogadas 500 mil vezes sobre a sua eventual culpa, responsabilidade e vontade no acto.

2) Porque o único bode expiatório que se tentou arranjar para o sucedido (a ETA) fez cair um Governo (ao contrário do Bibi)

3) Porque a maioria dos alegados responsáveis se explodiu numa casa dum subúrbio de Madrid. - Não consta que células da rede pedófila tugo-casapiana se andem a mandar plos ares na Reboleira, ou mesmo em Elvas...

4) Porque os crimes perpetrados em Portugal aconteceram numa forma continuada desde há dezenas d'anos - contrariamente ao horror matunino do 11 de Março.

5) Porque em Portugal não se está só a tentar encontrar culpa, está a tentar encontrar-se responsabilidade.

6) Porque, provavelmente - sem ironia nenhuma - o sistema judicial espanhol é mais célere, menos bucrático, tem melhores infrastruturas e instituições mais desenconadas.

7) Porque havia vontade política... afinal, e independentemente da minha simpatia pelo lindíssimo Zapatero-das-sobrancelhas-arqueadas, o senhor devia as eleições aos terroristas estrangeiros, não é? Não os podia deixar assim ao Deus dará... (Agora, se os terroristas estivessem infiltrados nas malhas do próprio poder político, já havia de piar mais fininho em Espanha também, não achas?)

... isso era uma pergunta rétorica, não era, ó Hugo?

Tunguana disse...

mmmm, "escribidor" acho que esta a pedir demassiado!