quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Jardim Infantil


Os rapazes são rapazes até quando? Buñuel, aos 70 anos, ainda se queixava do 'tirano' - o seu ditador era o sexo, a forma como era controlado pela ferocidade da carne sempre que encontrava uma mulher que, não sendo necessariamente bonita, seria pelo menos sexual.

Nas minhas fotografias de infância encontrei recentemente fotos em que estou vestido de Super Homem e de Capitão América - nunca percebi por que razão o Super Homem usa roupa interior vermelha por cima das calças que, por acaso, são elásticas e azul bebé. Deixei de me mascarar.

No livro de Ann Beattie, The Burning House, um casal em ponto de separação, enfrenta-se. Começa ela.

'Quero saber se ficas ou vais.'
Ele respira fundo, liberta o ar, continua a mentir, muito quieto.
'Tudo o que fizeste é louvável,' diz ele. 'Fizeste bem em voltar a estudar. Tentaste fazer o que estava certo ao encontrar uma amiga normal, como a Marilyn. Mas durante toda a vida cometeste um erro: rodeaste-te de homens. Deixa-me dizer-te uma coisa. Todos os homens – se são malucos, como o Tucker, se são tão maricas como uma bicha louca, ou como aquela raposa das histórias da Reddy Fox, mesmo os que só têm seis anos de idade – vou-te dizer uma coisa sobre eles. Os homens pensam que são o Homem Aranha, e o Buck Rogers, e o Super Homem. Sabes o que todos os homens sentem cá dentro, e que vocês não são capazes de sentir? Que vamos chegar às estrelas.”
Ele agarra-lhe na mão. 'Estou a olhar para tudo isto do espaço,' murmura ele. 'Já não estou cá.'

Noutro livro, The Thing About Life is That One Day You'll Be Dead, o autor, David Shields, fala do pai, que tem 95 anos, e de um amigo do pai, ambos homens que se esforçam para prolongar os efeitos gloriosos da testosterona, homens dispostos a arregaçar as mangas, e a fechar os punhos, para resolver uma discussão de bar; homens que, estando já na fila para a bilheteira do cemitério de elefantes, querem os seus fatos de super herói e a certeza que fornicar os faz invencíveis e imortais. Diz um deles: 'Remember the four F's: find'em, feel'em, fuck'em and forget'em.'

Não me lembro de nenhum herói, de Aquiles ao Wolverine, que tenha sido feliz para sempre. E, sobre os homens normais, os que aspiram a ver o mundo desmoronar-se desde as estrelas, sempre intocáveis, com desejos de impunidade eterna e erecções perpétuas, continuo a perguntar quem ganha a guerra - se a fornicação, se o amor.

Sem comentários: