sábado, 11 de outubro de 2008

Técnica da força contra a força da técnina


Manchete de primeira página do jornal Record, em dia de jogo da selecção, com Cristiano Ronaldo numa nota de 20 Euros:

'Ronaldo contra a crise'.

Pensei que, entre as páginas 6 e 11, como anunciado, houvesse alguma reportagem sobre a forma como os seus negócios, e venda de camisolas, estão a contribuir para sanar a demência suicida dos mercados financeiros, e o inevitável rabo entre as pernas da economia. Pensei que talvez Ronaldo nos desse conselhos sobre como poupar água (gel em vez de xampô), sugestões para transformar roupa velha em t-shirts apertadas, ou até nos contasse que faz car pooling com os seus companheiros de equipa.

Comprei o jornal.

Mas, nas páginas em questão, o mais parecido com uma solução para a crise foi a meia página dedicada ao bruxo de Barcelos, o Mestre Alves, que faz 'trabalhos' a favor da selecção, e que afirma que enquanto for vivo, Mourinho jamais ganhará um título - parece que o patriotismo linguístico do Mestre Alves, esse Afonso Henriques da pureza da sintaxe lusitana, se ofendeu quando Mourinho, em Milão, treinando o Internazionale de Milano, falando para jornalistas italianos, escolheu falar em italiano. Segundo Mestre Alves: 'Tem de pedir desculpa pelo que fez'.

Ronaldo contra a crise... Resta saber se é a vida que imita os jornais desportivos, ou se são os jornais desportivos que imitam a nossa vida.

Sem comentários: